Após dois meses de recesso, a Câmara de Vereadores de Santa Maria voltou aos trabalhos nesta terça-feira. A primeira sessão do ano durou mais de cinco horas. Começou por volta das 15h e, depois de 20 minutos foi interrompida por mais de três horas, sendo retomada às 18h38min.
Após falas protocolares, o presidente Sérgio Cechin suspendeu o trabalho. Os demais vereadores foram para os gabinetes discutir nomes para lideranças de oposição e governo e integrantes de seis comissões permanentes da Casa. O novo líder de oposição é Admar Pozzobom (PSDB), e da situação, João Carlos Maciel (PMDB), que estava na liderança no ano passado.
Na comissão de Constituição e Justiça, Admar ficou com a presidência, e Maciel, com a vice-presidência. Na de Educação, Cultura e Lazer, estão Sandra Rebelato (PP) e Marcelo Bisogno (PDT). Na de Políticas Públicas, Luiz Carlos Fort (PT) e Anita Costa Beber (PR). Na Saúde, Manoel Badke (DEM) e Luciano Guerra (PT). No Orçamento e Finanças, João Carlos Maciel e Paulo Airton Denardin (PP). Nos Direitos Humanos, Jorge Trindade (PT) e Cezar Gehm (PMDB).
No final da sessão, o vereador João Kaus (PMDB) solicitou a instalação de uma Comissão Especial para acompanhar o andamento das obras da travessia urbana em Santa Maria. Os vereadores Ovídio Mayer (PTB), João Carlos Maciel e Werner Rempel votaram contra a criação da comissão.
_ Nós esvaziamos nossas comissões permanentes formando novas comissões especiais e frentes parlamentares. Podemos perfeitamente fiscalizar a obra dentro das comissões que já existem _ alegou o vereador Rempel.
Por votação da Casa, além de Kaus, os vereadores Marcelo Zappe Bisogno e Daniel Diniz farão parte da comissão especial.
Veja como ficaram as lideranças de bancada para 2015:
DEM _ Tavores Fernandes de Oliveira
PDT _ Marcelo Bisogno
PMDB _ João Carlos Maciel
PP _ Paulo Denardin
PPL _ Werner Rempel
PR _ Anita Costa Beber
PSDB _ Admar Pozzobom
PT _ Luciano Guerra
PTB _ Deili Silva